Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) da Universidade de Brasília (UnB) é originário de um processo de desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação, de mesmo nome. O antigo Programa começou a funcionar em 1979, com o curso de mestrado acadêmico, e em 2000, teve implantado o curso de doutorado. O desmembramento foi aprovado pela CAPES em 2009, mas, o início da nova fase do PPGEE iniciou-se com o ingresso dos primeiros estudantes a partir de março de 2010.

O processo transitório requereu a dedicação dos membros do PPGEE em algumas atividades de encerramento do antigo Programa que se estenderam até 2014, quando foram defendidas as últimas teses de doutorado vinculadas a alunos oriundos do Programa antigo.

Em consequência, o PPGEE dá continuidade à parte das atividades do Programa antigo, dentro de um novo contexto e com objetivos redefinidos.

Contextualização

Desde o processo de desmembramento, em 2010, tem-se observado um aumento na produtividade dos discentes e docentes permanentes vinculados ao PPGEE, manifestado não apenas no número de publicações, mas também no grande número de projetos de pesquisa e prêmios recebidos recentemente.

Ressalta-se também o aumento da internacionalização do Programa, mediante a realização de parcerias em projetos e pesquisas com universidades renomadas de países como Estados Unidos e Alemanha, o que tem impacto também no aumento do número de teses de doutorado desenvolvidas no âmbito de acordos de cotutela entre a UnB e essas universidades.

Por fim, o PPGEE possui uma notável inserção de pesquisa e desenvolvimento com o Governo Federal e contribui de forma importante com a popularização da Ciência e Tecnologia do país, no contexto principal de transferências de tecnologias com entidades públicas e privadas.

Missão, Visão e Valores

A missão do PPGEE é estabelecida como:

Formar mestres e doutores com sólida base teórica e comprometidos com o desenvolvimento científico-tecnológico e demais demandas da sociedade, promovendo soluções na vanguarda do estado da arte da Engenharia Elétrica.

visão do PPGEE, por sua vez, pode ser definida como:

Ser um programa de pós-graduação de referência nacional e internacional na formação de recursos humanos e na produção de conhecimento científico-tecnológico no domínio da Engenharia Elétrica, exercendo o papel de liderança na região Centro-Oeste do Brasil.

Os valores que norteiam o PPGEE na formação de doutores e mestres no domínio da Engenharia Elétrica são:

• Ética e respeito.
  • Excelência acadêmica.
  • Inovação tecnológica.
  • Internacionalização.

Avaliação da CAPES

Através do processo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, SNPG, a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação, vem desempenhando importante função para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica e tecnológica no país. As avaliações ocorriam até 2012 com periodicidade trienal e partir de 2013 passaram a ser quadrienais. Os resultados das avaliações apontam quais programas obterão a renovação de seu “reconhecimento” pelo MEC e poderão, portanto, emitir diplomas com validade nacional reconhecida pelo MEC.

Uma vez que o PPGEE entrou em funcionamento em 2010, mediante um processo de desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação de mesmo nome, ele herdou o conceito 4 atribuído pela CAPES na Avaliação Trienal 2007-2009 para o antigo Programa. Atualmente, o PPGEE possui o Conceito 5 na CAPES, o que representa o reconhecimento de sua excelência acadêmica em nível nacional. Ademais, ressalta-se que o PPGEE é único Programa de Pós-Graduação na região Centro-Oeste avaliado na área das Engenharias IV que tem esse conceito.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

Secretaria PPGEE: +55 (61) 3107-5587 / 3107-5758

Demais telefones UnB

sec@ppgee.unb.br

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.